9º Encontro Sul Mineiro de Esperanto - Poços de Caldas/MG - Brasil

10:08 0 Comments A+ a-


Aconteceu no último sábado (22/08) na cidade de Poços de Caldas, o 9º Encontro Sul Mineiro de Esperanto (SUMIRE), 28 pessoas (segundo minha contagem) participaram do evento, estiveram no evento representantes de 10 cidades, Contagem, Belo Horizonte, Campinas, Divinolândia, Divinópolis, Formiga, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Paulo e Rio Branco e também uma participação internacional da cidade de Lyon, França.

João Otávio - Poços de Caldas/MG


O evento começou as 9:30 da manhã e o coidealista João Otávio Veiga Poços de Caldas/MG abriu o evento dando boas-vindas aos participantes, e logo em seguida o palestrante Joe Bazilio de Formiga/MG deu início à série de palestras, o tema da sua palestra foi "Ĉu Esperanto estas facila?" (O esperanto é fácil?). 

Joe Bazilio - Formiga/MG


Ás 10:30 foi dada à palavra para o esperantista francês Alexandre Raymond de Lyon que falou sobre seu projeto Stelaro, que é o reavivamento de uma moeda única e exclusiva entre a comunidade esperantista.

Alexandre Raymond - Lyon - França

Das 11:30 ás 13:00 foi feita uma pausa para o almoço. No retorno tivemos a palestra sobre os aspectos psicológicos do esperanto com a psicóloga Anna Lobo de Poços de Caldas/MG, logo em seguida o presidente da BEJO (Organização Brasileira de Jovens Esperantistas) Rafael Zerbetto falou sobre a instituição, BEJO, sobre a rádio Muzaiko e também sobre os futuros projetos da BEJO como também sobre os eventos que são organizados por ela. Ás 15:15 Alexandre Raymond de Lyon/França palestrou sobre à influência que o esperanto teve e tem em sua vida, ás 16:20 João Otávio Veiga de Poços de Caldas/MG encerrou o evento anunciando que o próximo SUMIRE acontecerá na cidade de Pouso Alegre/MG em uma data ainda a ser escolhida, mas entre os meses de junho/julho de 2014.

Anna Lobo - Poços de Caldas/MG


Rafael Zerbetto - Campinas/SP

O evento foi um sucesso e não podemos esquecer o delicioso café que nos foi servido nas dependias de uma agradável delicatesse junto ao Instituto Moreira Salles, instituto o qual tem toda a nossa gratidão.  Esperamos que os participantes estejam conosco aqui em Pouso Alegre no ano que vem, a Associação Zamenhof agradece e reconhece o trabalho dos coidealistas João Otávio e Anna Lobo que não mediram esforços para realização desse evento, ni elkore dankas vin ĉiujn.