Ministério do Comércio Exterior da Indonésia vai incluir a língua esperanto como objeto de estudo para seus diplomatas.

08:02 2 Comments A+ a-

Puncak, Bogor

O Ministério do Comércio Exterior da Indonésia vai incluir a língua esperanto como objeto de estudo para seus diplomatas. Ele foi indicado pelo assistente especial do Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Pribadi Sutiono a RRI voz do Serviço Mundial da Indonésia, durante o primeiro Congresso Indonésio de Esperanto na cidade de Puncak, Bogor, Java Ocidental, no sábado. Ele acrescentou que, em 2013, o Ministério do Comércio Exterior está a construir um centro de línguas para jovens diplomatas indonésio. De acordo com Pribadi Sutiono, muitas pessoas não sabiam do esperanto na Indonésia, apesar do fato de que o esperanto é uma língua internacional e tem uma longa história na Indonésia desde 1902.

Pribadi Sutiono disse: "A língua esperanto é um movimento antigo, muitas pessoas não sabem disso. No passado, o ministério também tentou inserir o esperanto como um objeto de aprendizagem para jovens diplomatas indonésios. Entanto, naquela época, um dos maiores especialistas da língua esperanto veio a falecer e a ideia desapareceu, agora o Ministério das Relações Exteriores está construindo um centro de língua de diplomacia. Além de Inglês vão ser oferecidos 16 idiomas, incluindo línguas da ONU e da ASEAN, e o esperanto. O centro começará a funcionar ainda em 2013. Sutiono acredita que o esperanto é uma língua importante.

O Esperanto é uma língua planejada criada por Lázaro Luís Zamenhof em 1887. Objetivo principal de Zamenhof foi criar uma linguagem neutra e fácil de aprender para ser usada como linguagem intermediária por muitas pessoas que têm línguas maternas diferentes.

2 komentoj

Write komentoj
Lírica
AUTHOR
24 de junho de 2013 às 12:27 delete

Essa é uma excelente e muito bem-vinda iniciativa de um governo em favor da Língua Internacional Esperanto, objeto de trabalho, estudo, divulgação, ajuda, cultura, turismo e quaisquer empreendimentos desejados.
Parabéns ao samideano Pribadi Sutiano, e a todos nós esperantistas que tanto trabalhamos em favor do ideal de amor e paz do nosso inesquecível e bondoso Dr. L. L. Zamenhof.
Dirce Sales, Rio de Janeiro, Brasil.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
28 de novembro de 2013 às 09:47 delete

Esta é uma maravilhosa iniciativa a ser copiada pelos países membros da ONU. Aqui no Brasil a Liga Brasileira de Esperanto deve aproveitar esta oportunidade histórica para fazer gestões junto ao Ministério do Exterior, objetivando sensibilizar os Diplomatas Brasileiros sobre o assunto.
Cícero Ribeiro, Salvador-Bahia-Brasil.

Reply
avatar