Asocio Zamenhof estas konatigata per loka televido - Associação Zamenhof é tema de reportagem de TV Local.

05:11 0 Comments A+ a-


Loka televistacio TV Libertas el Pouso Alegre – Minas-Ĝerajso, estis en la sidejo de Asocio Zamenhof kaj tie ĝi intervjuis kelkajn anojn.

A rede de tv local TV Libertas de Pouso Alegre, esteve na sede da Associação Zamenhof e lá entrevistou alguns membros.



Ankaŭ sekvas la artikolon portugalingve kiu aperis ĉe la paĝaro de "O Consoloador"


Exercício de Futurologia

É incrível constatar, principalmente por meio da internet, a quantidade de grupos, clubes e associações dedicadas à cultura esperantista. Vez ou outra, ganham certa notoriedade na mídia, como foi o caso da Associação de Educação e Cultura Lázaro Luís Zamenhof, de Pouso Alegre – MG, que foi pauta de uma matéria na TV local. 

No entanto, via de regra, o movimento esperantista segue “silencioso”, perpetuando-se através das gerações; pois, só para citar novamente o exemplo dessa associação, uma reportagem, com não mais do que 3 minutos, jamais existiria, não fossem 10 anos de serviço de seus abnegados trabalhadores, dedicados à disseminação da cultura e do idioma criado por Zamenhof. 

Não se pode ignorar, porém, que 125 anos atrás, essa cultura surgia com um só homem, incontestavelmente animado de maneira fervorosa por um ideal, que hoje é compartilhado por milhares de pessoas, talvez mais de um milhão. E não fossem as duas grandes guerras do século passado, provavelmente esse número seria muito maior. Contudo, apesar das adversidades, ele não deixa de crescer, porque todo grupo é um multiplicador. 

É, portanto, com base nessa perspectiva que nos permitimos fazer um exercício de futurologia, mesmo porque o próprio Zamenhof um dia afirmou que no futuro as crianças perguntariam por que razão a humanidade demoraria a aceitar uma língua neutra simples e planejada para resolver de vez os entraves das fronteiras linguísticas que teimam em dividir o mundo. De certa forma, cremos que isso de fato ocorrerá, como aconteceu um dia com os números que utilizamos hoje e são utilizados internacionalmente como patrimônio de todas as nações. 

Nesse exercício vemos crianças tornadas bilíngues após pouco tempo de vida escolar. Elas fazem pesquisas sobre outros países por meio de entrevistas com crianças de várias outras nações. E como se comunicam? Esperanto, é claro. 

Elas se alegram ao perceber que não há grandes impedimentos para viajar pelo mundo e entender o que o mundo pode lhes oferecer. Elas são compreendidas e compreendem, desfrutando de um patrimônio imaterial que um dia começou com um sonho, que, segundo o próprio mundo de então, não passava de um devaneio louco, uma extravagância da própria loucura, tachado de idealismo e, na melhor das hipóteses, utopia. Um sonho que hoje vai sendo regado nesses pequenos grupos de nobres sonhadores e cultivadores do amanhã, dando frutos pequenos e doces, mas reais e potencialmente poderosos. 

E de nossa parte, felizes ao experimentá-los, vamos trabalhando e aguardando o amanhã. 

Confira a matéria sobre a Associação Zamenhof: